
Temporada OPGB Gondomar 2019
Obras de Kubota, Kuwahara, Zenamon, Della Vechia, Zimmer, Philip Sousa, e em estreia nacional de Vincent Beer-Demander.

Your Custom Text Here
Obras de Kubota, Kuwahara, Zenamon, Della Vechia, Zimmer, Philip Sousa, e em estreia nacional de Vincent Beer-Demander.
Concerto inserido na comemoração dos 10 Anos da Artâmega - Academia das Artes do Marco de Canaveses, onde se poderão apreciar obras de Callace, Kuwahara, Kubota, entre outras.
Maestro Titular - Hélder Magalhães
Solistas - Augusto Pacheco | Daniel Lemos
Entrada livre - limitada ao número de lugares disponíveis
Dia 9 de setembro a OPGB viaja até Braga, onde participará num concerto ao ar livre na primeira edição do Festival Música d'Ponte. Interpretará obras de Yasuo Kuwahara, David LaHeurte, Chris Acquavella, Ricardo Sandoval e Jorge Cardoso.
A entrada é livre. Não percam!
É com muita honra que a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins novamente se apresenta no encerramento das grandiosas festas em honra de S. Bento das Peras e S. Cristóvão, a 15 de julho pelas 21:30h, na Cripta da Igreja de Rio Tinto.
O programa inclui obras de Fernando C. Lapa, Chris Acquavella assim como a fantástica obra do Maestro Pedro Chamorro, "Memórias do Porto", dedicada à OPGB em 2017.
A dirigir a orquestra, o maestro convidado Fernando Bustamante, um dos mais conceituados intérpretes de bandolim da vizinha Espanha, e em alguns belíssimos temas, teremos a presença da soprano Inês Soares.
Interpretação | Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Soprano | Inês Soares
Maestro convidado| Fernando Bustamante
Direção Artística | António de Sousa Vieira
No próximo domingo, 8 de Julho, os solistas da OPGB vão a Oliveira do Bairro atuar num evento organizado pelo Círculo de Cultura Musical da Bairrada. Serão interpretadas obras de Marchélie, Angulo, Piazzolla, Zimmer, entre outros.
Direção Artística | António de Sousa Vieira
Solistas da OPGB
Bandolim 1 | António de Sousa Vieira
Bandolim 2 | Jorge Carvalho
Bandola | Nelson Silva
Guitarra 1 | César Pinto
Guitarra 2 | António Vale
Contrabaixo | João Francisco
Domingo 3 de junho às 16h, na Igreja de Medas, a OPGB convida a assistirem ao último concerto da Temporada OPGB Gondomar 2018 que terá a direção do Maestro Titular Helder Magalhães.
Domingo 6 de maio às 16h, na Igreja Matriz de Baguim, a OPGB convida a assistirem ao quarto concerto da Temporada OPGB Gondomar 2018 que terá a direção do Maestro Titular Helder Magalhães.
Domingo 8 de abril às 16h, na Igreja Matriz dos Capuchinhos, a OPGB convida a assistirem ao terceiro concerto da Temporada OPGB Gondomar 2018 que terá a direção do Maestro Titular Helder Magalhães.
Esta masterclass tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho que os alunos desenvolvem diariamente. Todos os participantes executantes terão direito a uma aula de 45 minutos para trabalhar peças da sua escolha com Fernando Bustamante. Terão a oportunidade de tomar contacto com novas metodologias que visem o seu desenvolvimento técnico e musicalidade.
Associados - 40€
Não Associados - 60€
FERNANDO BUSTAMANTE MANJAVACAS
Nascido em Campo de Criptana (Ciudad Real) em 1986, realiza os seus estudo de instrumentos de plectro com Caridad Simón, Pedro Chamorro, Luis Giménez e Juan Carlos Muñoz (Luxemburgo).
Atraído pela direção de orquestra, forma-se em Espanha com os maestros Miguel Romea e Andrés Salado, terminando os seus estudos de Mestrado na International Conducting Academy da Universität der Künste de Berlín com Steven Sloane e Harry Curtis. Nesta área, frequentou Masterclasses com Catherine Larsen Maguire, John Carewe, Kimbo Ishii, Arthur Fagen ou Michail Jurowski.
Como instrumentista, colaborou com diversos grupos de câmara e orquestras com as quais atuou e realizou tournées um pouco por toda a Espanha, França, Alemanha, Rússia, Grécia, Argentina, Luxemburgo, Áustria ou Itália. Participou regularmente na Orquesta Nacional de España, Orquesta de Radio Televisión Española, Orquesta de la Comunidad de Madrid, Orquesta Filarmonía ou o Ballet Nacional.
Finalista em 2008 do concurso International Mandolin Competition Yasuo Kuwahara celebrado em Hammelburg (Alemanha), e segundo prémio em 2012 do 1st International Solo Mandolin Competition Luxembourg.
Desde 2011 é o director musical e artístico da Orquesta Ciudad de la Mancha, com a qual participou em numerosos festivais nacionais e internacionais alcançando grande êxito entre público e crítica.
A sua principal actividade centra-se em Espanha, onde dirigiu a Joven Orquesta de Extremadura (da qual foi assistente entre 2013 e 2015), Orquesta de Extremadura (OEX), Orquesta Verum, Orquesta Opus 23 assim como a Banda Filarmónica Beethoven; e Alemanha, onde tem trabalhado repertório sinfónico e operístico com orquestras como Brandenburgisches Staatorchester Frankfurt, Deutsches Sinfonieorchester, Neubrandenburger Philarmonie, Brandenburger Symphoniker, Staatstheater Cottbus Orchester, Preußischen Kammerorchester, Kammerakademie Potsdam ou Magdeburgische Philharmonie. No campo da música contemporânea trabalha habitualmente com o Ensemble Ilynx (Berlim), tendo levado a cabo várias estreias.
Em 2011 é diretor musical de Evita e em 2013, juntamente com o guionista José Andrés López de la Rica, criam um espectáculo musical original, Clown, onde se encarregou da composição e direção musical.
Desde 2008 trabalha como professor de Instrumentos de Plectro, Música de Câmara e como director das Orquestas de Plectro y Guitarra e da Orquesta Sinfónica no Conservatorio Profesional de Música Alcázar de San Juan-Campo de Criptana (Ciudad Real).
Domingo 11 de março às 16h, na Igreja Matriz de Jovim, a OPGB convida a assistirem ao segundo concerto da Temporada OPGB Gondomar 2018 que terá a direção do Maestro Titular Helder Magalhães.
No dia 25 de Fevereiro a OPGB fará uma pequena tour a Espanha, mais precisamente às 8ª Jornadas de Plectro y Guitarra de Segovia. Este concerto terá a direção do Maestro Pedro Chamorro.
Mais info
Domingo 4 de fevereiro às 16h, na Igreja Matriz da Foz do Sousa, a OPGB convida a assistirem ao arranque da Temporada OPGB Gondomar 2018 que terá a direção do Maestro Titular Helder Magalhães.
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Maestro Helder Magalhães
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Direção Musical | Paulo Martins
Tenor | João Gonçalves
Orfeão de Claves de Sol & Fá de Fânzeres
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins | Maestro Convidado: Filipe Fernandes Igreja de São Pedro da Cova - 21h30
Mais informações: http://www.fanzeres-saopedrodacova.pt/index.php/cartazes/1572-3-festival-de-musica-de-fanzeres-e-sao-pedro-da-cova
Domingo 3 Dezembro às 17h, na Igreja Matriz de Baguim do Monte, a OPGB convida a um programa todo dedicado à música do período barroco que terá a direção do Maestro Convidado Hugo Sanches. Irá ser interpretado o Concerto em Sol Maior para Flauta e Orquestra de Plectro de Giovanni Battista Pergolesi pelo Solista Marco Pereira.
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Maestro Convidado Hugo Sanches
Solista Marco Pereira
Maestro Convidado | Hélder Magalhães
Oboé Solista | Rui Pinto
ORQUESTRA PORTUGUESA DE GUITARRAS E BANDOLINS
Direção - Fernando Marinho
13 de outubro | 21h30
Cine Teatro Eduardo Brasão - Valadares
Depois do inesquecível concerto da Casa da Música, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins apresenta-se, juntamente com a participação do Orfeão de Rio Tinto, no Concerto de S. Bento das Peras e S. Cristóvão, já no próximo domingo 16 de julho pelas 21:30h, na Cripta da Igreja de Rio Tinto.
Soprano | Susana Vale
Direção | Hélder Magalhães
Com séculos de história, o bandolim acompanha a música popular de Itália, os choros do Brasil, o bluegrass dos EUA, as tunas em Portugal. Foi valorizado por Mozart, Vivaldi ou Verdi. Hoje, formações como a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins dedicam-lhe repertórios originais, dando vida nova a um instrumento que em quatro pares de cordas tem boa parte da cultura ocidental.
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins direcção musical e interpretação
Casa da Música, Porto
Domingo 5 Março às 16.30, no Auditório Municipal de Gondomar, a OPGB convida a um final de tarde na Bella Italia, no segundo concerto da temporada OPGB Gondomar 2017!
Benvenuto a Tutti
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Maestro Convidado João Pedro Fernandes
Soprano Luísa Barriga
Domingo 5 Fevereiro às 16.30, na Igreja dos Capuchinhos de Gondomar, a OPGB vai visitar a América do Sul! Embarquem connosco nesta viagem!
Maestro Convidado | Augusto Pacheco
Este ano, o tradicional concerto de Ano Novo da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins junta-se ao da entrega de prémios dos presépios da Federação das Colectividades de Gondomar. Sob a direção do Maestro Helder Magalhães, com o solista Artur Caldeira na Guitarra, actua para além da OPGB o Orfeão de Rio Tinto. Não falte!