Concerto S. Bento das Peras e S. Cristóvão
Jul
15
9:30 PM21:30

Concerto S. Bento das Peras e S. Cristóvão

É com muita honra que a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins novamente se apresenta no encerramento das grandiosas festas em honra de S. Bento das Peras e S. Cristóvão, a 15 de julho pelas 21:30h, na Cripta da Igreja de Rio Tinto. 

O programa inclui obras de Fernando C. Lapa, Chris Acquavella assim como a fantástica obra do Maestro Pedro Chamorro, "Memórias do Porto", dedicada à OPGB em 2017.

A dirigir a orquestra, o maestro convidado Fernando Bustamante, um dos mais conceituados intérpretes de bandolim da vizinha Espanha, e em alguns belíssimos temas, teremos a presença da soprano Inês Soares.

15 jul - CONCERTO 2018.jpg

Interpretação | Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

Soprano | Inês Soares

Maestro convidado| Fernando Bustamante

Direção Artística | António de Sousa Vieira

View Event →
Solistas da OPGB
Jul
8
5:00 PM17:00

Solistas da OPGB

  • Sede do Círculo de Cultura Musical da Bairrada (map)
  • Google Calendar ICS

No próximo domingo, 8 de Julho, os solistas da OPGB vão a Oliveira do Bairro atuar num evento organizado pelo Círculo de Cultura Musical da Bairrada. Serão interpretadas obras de Marchélie, Angulo, Piazzolla, Zimmer, entre outros.

Direção Artística | António de Sousa Vieira

Captura de ecrã 2018-07-04, às 11.21.36.png


Solistas da OPGB

Bandolim 1 | António de Sousa Vieira

Bandolim 2 | Jorge Carvalho

Bandola | Nelson Silva

Guitarra 1 | César Pinto

Guitarra 2 | António Vale

Contrabaixo | João Francisco

 

View Event →
Masterclass de Bandolim - Fernando Bustamante
Apr
7
9:00 AM09:00

Masterclass de Bandolim - Fernando Bustamante

Esta masterclass tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho que os alunos desenvolvem diariamente. Todos os participantes executantes terão direito a uma aula de 45 minutos para trabalhar peças da sua escolha com Fernando Bustamante. Terão a oportunidade de tomar contacto com novas metodologias que visem o seu desenvolvimento técnico e musicalidade. 

Associados - 40€

Não Associados - 60€

Cartaz Masterclass Bandolim.jpg

 

FERNANDO BUSTAMANTE MANJAVACAS

Nascido em Campo de Criptana (Ciudad Real) em 1986, realiza os seus estudo de instrumentos de plectro com Caridad Simón, Pedro Chamorro, Luis Giménez e Juan Carlos Muñoz (Luxemburgo).

Atraído pela direção  de orquestra, forma-se em Espanha com os maestros Miguel Romea e Andrés Salado, terminando os seus estudos de Mestrado na  International Conducting Academy da Universität der Künste de Berlín com Steven Sloane e Harry Curtis. Nesta área, frequentou Masterclasses com Catherine Larsen Maguire, John Carewe, Kimbo Ishii, Arthur Fagen ou Michail Jurowski.

Como instrumentista, colaborou com diversos grupos de câmara e orquestras com as quais atuou e realizou tournées um pouco por toda a Espanha, França, Alemanha, Rússia, Grécia, Argentina, Luxemburgo, Áustria ou Itália.  Participou regularmente na Orquesta Nacional de España,  Orquesta de Radio Televisión Española, Orquesta de la Comunidad de Madrid, Orquesta Filarmonía ou o Ballet Nacional.

Finalista em 2008 do concurso International Mandolin Competition Yasuo Kuwahara celebrado em Hammelburg (Alemanha), e segundo prémio em 2012 do 1st International Solo Mandolin Competition Luxembourg.

Desde 2011 é o director musical e artístico da Orquesta Ciudad de la Mancha, com a qual participou em numerosos festivais nacionais e internacionais alcançando grande êxito entre público e crítica.

A sua principal actividade centra-se em Espanha, onde dirigiu a Joven Orquesta de Extremadura (da qual foi assistente entre 2013 e 2015), Orquesta de Extremadura (OEX), Orquesta Verum, Orquesta Opus 23 assim como a Banda Filarmónica Beethoven; e Alemanha, onde tem trabalhado repertório sinfónico e operístico com orquestras como Brandenburgisches Staatorchester Frankfurt, Deutsches Sinfonieorchester, Neubrandenburger Philarmonie, Brandenburger Symphoniker, Staatstheater Cottbus Orchester, Preußischen Kammerorchester, Kammerakademie Potsdam ou Magdeburgische Philharmonie. No campo da música contemporânea trabalha habitualmente com o Ensemble Ilynx (Berlim), tendo levado a cabo várias estreias.

Em 2011 é diretor musical de Evita e em 2013, juntamente com o guionista José Andrés López de la Rica, criam um espectáculo musical original, Clown, onde se encarregou da composição e direção musical.

Desde 2008 trabalha como professor de Instrumentos de Plectro,  Música de Câmara e como director das Orquestas de Plectro y Guitarra e da Orquesta Sinfónica no Conservatorio Profesional de Música Alcázar de San Juan-Campo de Criptana (Ciudad Real).

 

View Event →
Temporada OPGB Gondomar 2018
Feb
4
4:00 PM16:00

Temporada OPGB Gondomar 2018

Domingo 4 de fevereiro às 16h, na Igreja Matriz da Foz do Sousa, a OPGB convida a assistirem ao arranque da Temporada OPGB Gondomar 2018 que terá a direção do Maestro Titular Helder Magalhães.

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

Maestro Helder Magalhães

Cartaz OPGB 2018_fev._Foz do Sousa.jpg
View Event →
Temporada OPGB Gondomar 2017
Dec
3
5:00 PM17:00

Temporada OPGB Gondomar 2017

Domingo 3 Dezembro às 17h, na Igreja Matriz de Baguim do Monte, a OPGB convida a um programa todo dedicado à música do período barroco que terá a direção do Maestro Convidado Hugo Sanches. Irá ser interpretado o Concerto em Sol Maior para Flauta e Orquestra de Plectro de Giovanni Battista Pergolesi pelo Solista Marco Pereira.

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

Maestro Convidado Hugo Sanches

Solista Marco Pereira

Cartaz Temporada Concertos OPGB_individuais_dezembro 2017.jpg
View Event →
Concerto de S. Bento das Peras e S. Cristóvão
Jul
16
9:30 PM21:30

Concerto de S. Bento das Peras e S. Cristóvão

Depois do inesquecível concerto da Casa da Música, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins apresenta-se, juntamente com a participação do Orfeão de Rio Tinto,  no Concerto de S. Bento das Peras e S. Cristóvão, já no próximo domingo 16 de julho pelas 21:30h, na Cripta da Igreja de Rio Tinto. 

Soprano | Susana Vale

Direção | Hélder Magalhães

View Event →
MANDOLINO Espectáculos | Concertos para Todos
Apr
28
to Apr 29

MANDOLINO Espectáculos | Concertos para Todos

Com séculos de história, o bandolim acompanha a música popular de Itália, os choros do Brasil, o bluegrass dos EUA, as tunas em Portugal. Foi valorizado por Mozart, Vivaldi ou Verdi. Hoje, formações como a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins dedicam-lhe repertórios originais, dando vida nova a um instrumento que em quatro pares de cordas tem boa parte da cultura ocidental.

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins direcção musical e interpretação

Casa da Música, Porto

+ info

View Event →
Temporada OPGB Gondomar 2017
Mar
5
4:00 PM16:00

Temporada OPGB Gondomar 2017

  • Auditorio Municipal De Gondomar 4420 Gondomar (map)
  • Google Calendar ICS

Domingo 5 Março às 16.30, no Auditório Municipal de Gondomar, a OPGB convida a um final de tarde na Bella Italia, no segundo concerto da temporada OPGB Gondomar 2017!

Benvenuto a Tutti

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Maestro Convidado João Pedro Fernandes
Soprano Luísa Barriga

 

 

View Event →
Concerto de Ano Novo
Jan
8
4:00 PM16:00

Concerto de Ano Novo

Este ano, o tradicional concerto de Ano Novo da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins junta-se ao da entrega de prémios dos presépios da Federação das Colectividades de Gondomar. Sob a direção do Maestro Helder Magalhães, com o solista Artur Caldeira na Guitarra, actua para além da OPGB o Orfeão de Rio Tinto. Não falte!

View Event →