Back to All Events

Masterclass de Bandolim - Fernando Bustamante

  • Centro Cultural Amália Rodrigues Rio Tinto Portugal (map)

Esta masterclass tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho que os alunos desenvolvem diariamente. Todos os participantes executantes terão direito a uma aula de 45 minutos para trabalhar peças da sua escolha com Fernando Bustamante. Terão a oportunidade de tomar contacto com novas metodologias que visem o seu desenvolvimento técnico e musicalidade. 

Associados - 40€

Não Associados - 60€

Cartaz Masterclass Bandolim.jpg

 

FERNANDO BUSTAMANTE MANJAVACAS

Nascido em Campo de Criptana (Ciudad Real) em 1986, realiza os seus estudo de instrumentos de plectro com Caridad Simón, Pedro Chamorro, Luis Giménez e Juan Carlos Muñoz (Luxemburgo).

Atraído pela direção  de orquestra, forma-se em Espanha com os maestros Miguel Romea e Andrés Salado, terminando os seus estudos de Mestrado na  International Conducting Academy da Universität der Künste de Berlín com Steven Sloane e Harry Curtis. Nesta área, frequentou Masterclasses com Catherine Larsen Maguire, John Carewe, Kimbo Ishii, Arthur Fagen ou Michail Jurowski.

Como instrumentista, colaborou com diversos grupos de câmara e orquestras com as quais atuou e realizou tournées um pouco por toda a Espanha, França, Alemanha, Rússia, Grécia, Argentina, Luxemburgo, Áustria ou Itália.  Participou regularmente na Orquesta Nacional de España,  Orquesta de Radio Televisión Española, Orquesta de la Comunidad de Madrid, Orquesta Filarmonía ou o Ballet Nacional.

Finalista em 2008 do concurso International Mandolin Competition Yasuo Kuwahara celebrado em Hammelburg (Alemanha), e segundo prémio em 2012 do 1st International Solo Mandolin Competition Luxembourg.

Desde 2011 é o director musical e artístico da Orquesta Ciudad de la Mancha, com a qual participou em numerosos festivais nacionais e internacionais alcançando grande êxito entre público e crítica.

A sua principal actividade centra-se em Espanha, onde dirigiu a Joven Orquesta de Extremadura (da qual foi assistente entre 2013 e 2015), Orquesta de Extremadura (OEX), Orquesta Verum, Orquesta Opus 23 assim como a Banda Filarmónica Beethoven; e Alemanha, onde tem trabalhado repertório sinfónico e operístico com orquestras como Brandenburgisches Staatorchester Frankfurt, Deutsches Sinfonieorchester, Neubrandenburger Philarmonie, Brandenburger Symphoniker, Staatstheater Cottbus Orchester, Preußischen Kammerorchester, Kammerakademie Potsdam ou Magdeburgische Philharmonie. No campo da música contemporânea trabalha habitualmente com o Ensemble Ilynx (Berlim), tendo levado a cabo várias estreias.

Em 2011 é diretor musical de Evita e em 2013, juntamente com o guionista José Andrés López de la Rica, criam um espectáculo musical original, Clown, onde se encarregou da composição e direção musical.

Desde 2008 trabalha como professor de Instrumentos de Plectro,  Música de Câmara e como director das Orquestas de Plectro y Guitarra e da Orquesta Sinfónica no Conservatorio Profesional de Música Alcázar de San Juan-Campo de Criptana (Ciudad Real).

 

Earlier Event: April 6
Ensaio aberto - Abril 2018
Later Event: April 8
Temporada OPGB Gondomar 2018