III Estágio Internacional da Associação Cultural de Plectro

Decorreu nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro no Condomínio das Artes – Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues, em Gondomar, o III Estágio Internacional da Associação Cultural de Plectro. Com este estágio, a Associação Cultural de Plectro pretendeu mais uma vez, e à semelhança das edições anteriores, proporcionar a todos os músicos, associados ou não, a possibilidade de poderem aprender e/ou aprofundar os seus conhecimentos técnicos e musicais.

A edição deste ano teve duas componentes. A masterclass em si e o trabalho de orquestra visando o concerto de Ano Novo. Tivemos a honra de ter dois músicos de excelência. Daniel Ahlert, músico e compositor alemão com mais de 30 anos de carreira a ministrar a masterclass de bandolim e Artur Caldeira mestre em Interpretação Artística e professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto a ministrar a masterclass de Guitarra. Os trabalhos da orquestra estiveram a cargo do Maestro Hélder Magalhães e com a Direção Artística de António de Sousa Vieira.

Neste estágio participaram não só músicos da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, como alunos de várias escolas do ensino artístico (Conservatório de Música do Porto, Conservatório de Música de Vila do Conde e Escola de Música de Esposende). Durante o dia decorreram as masterclass e à noite estes alunos foram integrados nos trabalhos da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins sob a orientação do maestro Hélder Magalhães. Foram três dias bastante intensos, com muito trabalho, muita entrega e muita dedicação e que irá culminar com o concerto de Ano Novo no próximo dia 8 de Janeiro, que se vai realizar no Auditório Municipal de Gondomar pelas 16h00.

Nelson Silva
Diretor do Estágio Internacional

 

_MG_2470.JPG