Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Três anos em residência artística em Gondomar

Três anos em residência artística em Gondomar

Domingo, 17 de Fevereiro de 2015, 18h30, Auditório do Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues.

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins apresentava-se pela primeira vez em concerto ao Município de Gondomar naquela que passou a ser a sua nova casa!

Aproveitando o estágio de preparação para a gravação do seu primeiro CD, que decorreu nesse fim de semana sob a direção do Maestro Luxemburguês Juan Carlos Muñoz e com a participação do guitarrista Rui Gama, a OPGB apresentou um programa contendo algumas das obras que iria incluir no CD.

O auditório estava sobrelotado para ver e ouvir, pela primeira vez, a sua mais recente orquestra residente.

Desde então, a OPGB vem desenvolvendo a sua actividade artística em Gondomar, que cresce ano após ano, e é já uma referência cultural incontornável no Município, onde se destacam o Concerto de Ano Novo e a Temporada Regular de Concertos, ambos realizados pelo terceiro ano consecutivo.

A OPGBAC – Associação Cultural de Plectro, da qual a OPGB é integrante, é atualmente um pilar de relevante importância na cultura gondomarense. Para além da atividade regular da OPGB, a Associação tem desenvolvido um trabalho que começa com a escola de música (recentemente renomeada Academia OPGB), que tem um papel fundamental, não só na formação de novos músicos, mas sobretudo na formação de novos públicos enquanto consumidores de arte na forma de música de plectro. O trabalho da Associação estende-se também à organização de iniciativas formativas e culturais, onde se destacam os Estágios Internacionais e a organização do Festival Internacional de Música de Plectro “Gondomar é D’ouro”.

Apresentamos a actividade desenvolvida em Gondomar nestes três anos traduzida em números:

Participação (ou organização) da Associação em eventos: 37

Concertos da OPGB: 22

Locais de concertos OPGB: 17

Freguesias alcançadas por concertos OPGB: 9 (Rio Tinto, Valbom, S. Cosme, Fânzeres, Melres, Jovim, Baguim do Monte, S. Pedro da Cova, Foz do Sousa)

Local com mais concertos OPGB: Auditório Municipal de Gondomar (6 concertos)

Concerto OPGB com mais público: Concerto de São Bento das Peras e São Cristóvão (600~700 pessoas)

Maestros convidados pela OPGB: 13 (dos quais 3 são Gondomarenses)

Maestro mais convidado pela OPGB: Helder Magalhães (6 concertos)

Solistas convidados: 10 (dos quais 2 são Gondomarenses)

Estágios Internacionais: 2

Festivais Internacionais: 2

Masterclasses com músicos internacionais: 4 (J.C. Muñoz, P. Mateo-González, P. Chamorro, D. Ahlert)

Masterclasses com músicos nacionais: 2 (J. Campos, A. Caldeira)

Grupos/artistas Internacionais: 3 (Duo Chamorro-Mateo, New American Mandolin Ensemble, Choro das Três)

Grupos/artists nacionais: 4 (Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho, Guitarcelo Trio, Os Lusíadas, Júlio Pereira)

Sem falsas modéstias, reconhecemos que são números impressionantes para os primeiros três anos em residência artística no Município de Gondomar. No entanto, nada disto seria possível sem o apoio e suporte incondicional do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, na sua equipa e na pessoa do senhor vice-presidente de câmara Dr. Luís Filipe de Araújo.

Congratulamos-nos pelo facto de o Município reconhecer o valor acrescentado com que a Associação Cultural de Plectro e a Orquestra Portuguesa de Bandolins contribuem para a sua política cultural. É notável o esforço da Câmara Municipal em promover os concertos da OPGB, levando-a a todos os cantos do concelho, apostando numa política de descentralização cultural. É, no nosso entendimento, uma aposta correta e a prová-lo está o público crescente que, concerto após concerto, vem lotando a capacidade das Igrejas e auditórios onde a OPGB se apresenta em concerto. Isto é, para nós, o maior reconhecimento, e que muito nos enche de orgulho!

Outro facto que destacamos, no âmbito da residência em Gondomar, é a criação de sinergias com outros pólos culturais do município. A OPGB teve já a oportunidade de partilhar palco em concertos conjuntos com o Orfeão de Rio Tinto e com o Orfeão Claves de Sol & Fá de Fânzeres, já teve oportunidade de integrar alguns músicos da Banda Musical de Melres num concerto dirigido pelo Maestro titular da mesma, frequentemente convida músicos da Banda Musical de Gondomar a integrar a sua formação sempre que o programa o justifica.

Olhando o futuro, a Associação Cultural de Plectro tem bem definidos os objectivos a alcançar, que passam por dar continuidade à organização anual do Festival Internacional de Música de Plectro e continuar a fazer evoluir a OPGB para um patamar de total profissionalização, consolidando a sua residência artística numa ótica de programação regular semanal. Um passo importante para ajudar a alcançar esse objectivo foi a recente nomeação do Maestro Hélder Magalhães como Maestro Titular da OPGB para o próximo quadriénio.

Não podemos deixar de agradecer a todas as entidades gondomarenses que de uma forma ou outra, apoiaram e/ou continuam a apoiar a Associação Cultural de Plectro e a OPGB. São elas: Câmara Municipal de Gondomar, Escola Dramática e Musical Valboense, Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, Paróquia de Fânzeres, Fundação Júlio Resende, Banda Musical de Melres, Junta de Freguesia de Rio Tinto, Paróquia de Rio Tinto, Orfeão de Rio Tinto, Paróquia de Jovim, Confraria de Santo Isidoro e Nossa Senhora da Lapa, LIPOR, Confraria de São Cosme, São Damião e Nossa Senhora do Rosário, Banda Musical de Gondomar, Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar, Fraternidade dos Capuchinhos de Gondomar, Paróquia de Valbom, Paróquia de Baguim do Monte, Orfeão Claves de Sol e Fá de Fânzeres,  Paróquia da Foz do Sousa,

Uma última palavra a todos os nossos associados, que com a sua preciosa colaboração ao longo destes anos nos tem permitido defender o património da música de corda beliscada.

A todas estas entidades, e a todo o público presente nos nossos eventos e concertos, o nosso muito obrigado e bem hajam pelo vosso apoio!

Pela direção

O Presidente,

António de Sousa Vieira

video

Share this post on social!