Avançar para o conteúdo
Jordi Sanz & Maria Abad

Jordi Sanz & Maria Abad

Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende | 10 de dezembro, 21:30h

Interpretação | Jordi Sanz & Maria Abad

Jordi Sanz | Bandolim

Maria Abad | Piano

Programa

Apresentação do CD: “Romàntico” com obras de Félix de Santos

Vals n.2

Un Recuerdo

La macarena

Pensamiento

Intervalo 7-8 minutos

Vals Boston

Balada y Rondó

Vals Ideal

La Mariposa

Biografia

Jordi Sanz Entra em contacto com a música através da escola Kodaly, na sua cidade natal. Pouco depois começa a estudar percussão, trompete e instrumentos de plectro, acabando por se dedicar aos últimos, embora a sua faceta de multi-instrumentista o acompanhe durante todo o seu percurso. Termina o curso secundário de música no Conservatório Profissional de Música de Meliana (Valência, Espanha) com Cristina Boj, e os estudos superiores no Conservatório Superior de Música de Múrcia com o professor Luís Giménez Corbalán. Posteriormente, obtém o Diploma Superior em bandolim no Conservatório de Esch-sur-Alzette (Luxemburgo) com o professor Juan Carlos Muñoz. Teve aulas particulares com o professor Pedro Chamorro e realiza cursos de aperfeiçoamento musical com os professores Caridad Simón, Mari Fe Pavón, Alla Tolkacheva, Marga Wilden-Hüsgen e novamente com Pedro Chamorro. Paralelamente, obtém o diploma em educação musical, ingressando na carreira docente por concurso público em 2006. Estudou direção de orquestra e direção de banda com José Rafael Pascual Vilaplana, Juan José Navarro e José Miguel Rodilla, e realizou cursos com Nayden Todorov e Pieralberto Cattaneo. Participou em quatro ocasiões na European Guitar and Mandolin Youth Orchestra, com professores como Ugo Orlandi, Caterina Lichtemberg, Olga Dubowskaja e Annemie Hermans, e com os maestros Pedro Chamorro, Marco Ludemann e Vlado Sunko. Tocou com distintas agrupações dentro e fora de Espanha, como por exemplo Ensemble à plectre de Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), Orquestra Sinfónica de Castelló, Orquestra “Roberto Grandío”, Orquestra do Conservatório Superior de Música de Valência, Orquestra Europeia Il Forum Musicale (Luxemburgo), Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, Orquestra de Valência, etc., e com distintas formações e artistas valencianos, realizando concertos em Portugal, Luxemburgo, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Croácia e República Checa. Foi ainda convidado pela Orquestra Sinfónica Casa da Música (Porto), dirigida por Olari Elts, e pelo Remix Ensemble (Porto), sob a batuta de Jonathan Stockhammer. Paralelamente, desenvolve a sua atividade concertística com a docência. Deu aulas no Conservatório Profissional de Música de Meliana (Valência, Espanha), em diversas escolas de música, tais como Chiva, Carcaixent, Alboraia ou Meliana, e dirigiu vários coros. Colaborou com numerosos trabalhos discográficos como a European Guitar and Mandolin Youth Orchestra (EGMYO), a Orquestra Il Forum Musicale (Luxemburgo), a Orquestra Ensemble à plectre de Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, com Pep Botifarra e Pau Chafer, e a Bratislava Symphony Orchestra, assim como colaborações com diversos grupos e artistas valencianos.

O seu último trabalho discográfico, dedicado também à figura de D. Félix de Santos, obteve o prémio de melhor disco da categoria de recuperação do património musical da música valenciana nos prémios Carles Santos.

María Abad Nascida no seio de uma família com grande tradição musical, recebe a sua formação no Conservatório Superior de Música Joaquín Rodrigo, em Valência (Espanha), com o professor Adolfo Bueso, terminando os seus estudos com as mais altas classificações. Realiza estudos de pós-graduação em Roma com o musicólogo, escritor e pianista Piero Rattalino. É Mestre em Investigação Musical pela Universidade Internacional de Valência (Espanha). Ao longo da sua carreira recebeu aulas de aperfeiçoamento com os professores: Rita Wagner, István Gulyas, Nelson Dellevigne-Fabri, Albert Atenelle, Ramón Coll, Mario Monreal, Jean Pierre Dupuy e Graham Jackson. Completou a sua formação com o professor Luca Chiantore na Academia de Alta Especialização Musical Musikeon, no âmbito do qual participou em masterclasses de piano com Josep Maria Colom, Frederic Rzewski, Erik Heidsieck e Andreas Staier, entre outros.

Atuou como solista e em vários tipos de formações de câmara em diferentes salas de Espanha, Inglaterra, Itália e EUA, e foi artista residente em St. Thomas University, Fredericton (Canadá). Em 2015 foi selecionada Professora Visitante pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha, exercendo a sua atividade docente na Doral Academy Performing Arts em Miami (EUA). Durante a sua estadia, desenvolveu a sua atividade artística nas cidades de Miami e Nova Iorque, tendo atuado em salas tais como Wertheim Performing Arts Center da Florida International University, Steinway Hall ou New World Center. Em junho de 2019 foi convidada pela IAWM (The International Alliance of Women in Music) para ministrar uma conferência-concerto sobre a obra para piano solo da compositora argentina Claudia Montero na Berklee College of Music, Boston. Na atualidade, desenvolve a sua atividade artística individualmente (Candlelight Concerts e outros) e com a violoncelista Mayte García Atienza (Heilen Dúo).

Desde 2004 forma parte por concurso do Corpo de Professores de Música e Artes Cénicas, exercendo em vários conservatórios de Espanha. É professora de piano no Conservatório Profissional de Música de Torrent (Valência) e dá regularmente cursos de mindfulness para músicos.