Avançar para o conteúdo
Início » Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins – OPGB » Direção Artística

Direção Artística

António de Sousa Vieira

Direção Artística OPGB

António Manuel de Sousa Vieira iniciou os seus estudos de Bandolim no Conservatório de Música de Coimbra com Flávio Pinho. Ingressa depois no Conservatório de Esch-sur-Alzette no Luxemburgo onde estuda com o virtuoso Maestro Juan Carlos Munoz, bandolim napolitano/barroco e música de câmara.

Realizou cursos de música de câmara e bandolim em diversos países, com grandes nomes da música de Plectro como Juan Carlos Muñoz, Mari Fe Pavón, Mirko Schrader, Caterina Lichtenberg, Marga Wilden-Hüsgen, Keith Harris ….

Fundou o Duo Magalhães da Gama e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins da qual é o seu Concertino e Director Artístico. Foi o primeiro Português a integrar a EGMYO – European Guitar and Mandolin Youth Orchestra (2006 – Grécia, 2007 – Itália, 2008 – Espanha). Foi também o primeiro elemento Português da Orquestra Europeia de Guitarras e Bandolins – Il Forum Musicale.

Tem atuado em grande parte da Europa (Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Grécia …). É o instrumentista convidado para executar as partes de bandolim de diversas orquestras em Portugal, tendo já colaborado com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto, OrchestrUtopica, Remix Ensemble Casa da Música…, sob a direcção de Christoph König, Peter Rundel, Emilio Pomarico, John Storgards, Olari Elts, Andrew Litton… Recentemente tocou a solo com a Orquestra Clássica do Centro a Pequena Suite Italiana para Bandolim e Cordas de Eurico Carrapatoso sob a direcção de José Eduardo Gomes. Em 2013 juntamente com o guitarrista Rui Gama cria o Ciglia Ensemble, que se dedica a divulgar as novas sonoridades da música de Plectro.

Em Setembro de 2007 começa a leccionar o curso de bandolim no Conservatório de Música de Vila Real. No ano lectivo 2009/2010 foi convidado para abrir uma classe de bandolim na Escola de Música de Esposende. Em 2010/2011 inicia o curso de bandolim na Companhia da Música em Braga e no ano 2013/14 no Conservatório de Música do Porto. É professor da única licenciatura de bandolim em Portugal, na Universidade de Aveiro.