Concertino

António Manuel de Sousa Vieira iniciou os seus estudos de Bandolim no Conservatório de Música de Coimbra com Flávio Pinho. Ingressa depois no Conservatório de Esch-sur-Alzette no Luxemburgo onde estuda com o virtuoso Maestro Juan Carlos Munoz, bandolim napolitano/barroco e música de câmara. Realizou cursos de música de câmara e bandolim em diversos países, com grandes nomes da música de Plectro como Juan Carlos Muñoz, Mari Fe Pavón, Mirko Schrader, Caterina Lichtenberg, Marga Wilden-Hüsgen, Keith Harris ….
Fundou o Duo Magalhães da Gama e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins da qual é o seu Concertino e Director Artístico.
Foi o primeiro Português a integrar a EGMYO – European Guitar and Mandolin Youth Orchestra (2006 – Grécia, 2007 – Itália, 2008 – Espanha).
Foi também o primeiro elemento Português da Orquestra Europeia de Guitarras e Bandolins – Il Forum Musicale.
Tem atuado em grande parte da Europa (Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Grécia …).
É o instrumentista convidado para executar as partes de bandolim de diversas orquestras em Portugal, tendo já colaborado com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto, OrchestrUtopica, Remix Ensemble Casa da Música…, sob a direcção de Christoph König, Peter Rundel, Emilio Pomarico, John Storgards, Olari Elts, Andrew Litton… Recentemente tocou a solo com a Orquestra Clássica do Centro a Pequena Suite Italiana para Bandolim e Cordas de Eurico Carrapatoso sob a direcção de José Eduardo Gomes.
Em 2013 juntamente com o guitarrista Rui Gama cria o Ciglia Ensemble, que se dedica a divulgar as novas sonoridades da música de Plectro.
Em Setembro de 2007 começa a leccionar o curso de bandolim no Conservatório de Música de Vila Real. No ano lectivo 2009/2010 foi convidado para abrir uma classe de bandolim na Escola de Música de Esposende. Em 2010/2011 inicia o curso de bandolim na Companhia da Música em Braga e no ano 2013/14 no Conservatório de Música do Porto. É professor da única licenciatura de bandolim em Portugal, na Universidade de Aveiro.
1ºBandolim

José Leal

Juliana Negrão
2ºBandolim

Patrícia Andrade Iniciou os estudos musicais na Artave – Escola Profissional de Música do Vale do Ave completando o 7º grau de Violoncelo. Em 2010 iniciou os estudos de bandolim na Companhia da Música em Braga com o professor António Vieira, tendo terminado o 8º grau com o mesmo professor no Conservatório de Música do Porto. Em 2015 inicia os estudos de bandolim com o professor Juan Carlos Muñoz no Conservatoire de Musique Esch-sur-Alzette, onde ainda frequenta as aulas de bandolim nível superior. Masterclasses com Juan Carlos Muñoz, Daniel Ahlert, Fernando Bustamante.
Prática orquestral desde 1998 com possibilidade de trabalhar com inúmeros maestros. Participou nas edições da EGMYO 2010 Pula (Croácia), 2011 Logroño (Espanha), 2012 Split (Croácia) e 2014 Marselha (França), tendo ainda tocado como músico convidado na Orquestra Ensemble à plectre Esch/Alzette e no Ciglia Ensemble.
Gravação CD da OPGB “Pleiades” (2015). Integra a OPGB desde 2007.

Pedro Gonçalves Iniciou o seu percurso em guitarra, tendo integrado vários projetos de música alternativa, com várias edições discográficas e presença em festivais de renome.
Iniciou os seus estudos de Bandolim na escola da Associação Cultural de Plectro sob a supervisão do Professor António Vieira. Frequentou também as classes dos profs. Jorge Carvalho e Patrícia Andrade. Realizou masterclass sob a orientação do virtuoso Juan Carlos Muñoz, em 2011 e 2012, participando em vários estágios de orquestra promovidos pela Associação.
Integra a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins desde 2008.

Adriano Campinho

Jorge Carvalho Iniciou os seus estudos na Escola de música de Esposende na classe do prof. Antonio Vieira, tendo terminado no Conservatório de Música do Porto onde obteve 20 valores no recital final.
A par do seu percurso na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, tem-se apresentado em diversas formações: Orquestra Sinfónica Casa da Música, Remix Ensemble e Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Atualmente é professor na escola de música de Esposende e maestro e diretor artístico do Grupo Coral de Professores do Porto.
Frequenta o 1º ano da licenciatura em Bandolim na Universidade de Aveiro.
Bandola

David Rodrigues natural de Lamego, licenciado em Música pelo Instituto Politécnico de Bragança (2014) e mestre em Ensino de Música na vertente de Ciências Musicais pela Universidade do Minho (2017) com o relatório “O Repertório para Cordofones Dedilhados como Fonte de Aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais: O Caso do Bandolim”. Completou o curso complementar de bandolim no Conservatório de Música do Porto (2016) e estuda com o Professor António de Sousa Vieira desde 2014.
É, atualmente, professor no Conservatório Regional de Música de Vila Real, colaborador no projeto “Quinto Império” em Lamego e frequenta o Mestrado em Ensino de Música na área vocacional de bandolim na Universidade de Aveiro.

Nelson Silva Iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica com Manuel Barros. Na universidade e como membro da tuna académica conheceu e tomou contacto com o bandolim. Em 2001 e no âmbito do Porto Capital da Cultura, integrou a “Quinas – Orquestra de Plectro do Porto”.
Em 2010 conheceu António Vieira, com quem retomou o estudo do bandolim, tendo realizado o exame de 8º Grau no Conservatório de Música de Coimbra em 2012. Com o intuito de se aperfeiçoar tem participado em diversas masterclasses com inúmeros músicos dos quais se destacam Ugo Orlandi, Juan Carlos Muñoz, Marga Wilden-Husgen, Daniel Ahlert e Fernando Bustamante.
Desde 2011 tem-se dedicado também ao ensino do bandolim em várias escolas e academias. A par da atividade de músico e de professor começou em 2015 a sua atividade como luthier, como construtor de instrumentos de plectro.

Fernando Noronha Frequentou Formação Musical na Escola de Música Óscar da Silva com o Prof. Paulino Garcia. Foi aluno do Prof. António Vieira (Bandolim) na Escola da OPGBAC.
Na Escola de Jazz do Porto, fez com o Prof. Alberto Jorge, o curso de Baixo elétrico.
Integrou e integra diversas bandas de Música Moderna Portuguesa (Pop/Rock, Alternativa, World Music).
Músico efetivo na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

Jorge Costa Nasceu em V. N. Gaia. Começou o seu percurso musical na guitarra clássica. Na Escola de Música de Perosinho, concluiu o 8º Grau de Guitarra na classe do Professor Hugo Sanches. Prosseguiu os estudos na ESMAE onde se licenciou em Música Antiga variante Alaúde na classe do Professor Ronaldo Lopes.
É músico efectivo da OPGB desde os concertos da temporada de 2017.
Guitarra

César Pinto Natural do Porto, licenciado em Guitarra Clássica na classe do professor Artur Caldeira e com Mestrado em Ensino da Música, ambos pela ESMAE.
Membro da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins desde 2007 e chefe de naipe desde 2010. Participou com a orquestra em mais de uma centena de concertos em Portugal, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, França, Holanda e Alemanha. Gravou com a OPGB em 2015 o seu primeiro CD, “Pleiades”, e em 2022 o seu segundo CD “Fernando C. Lapa | Canções do outro lado da rua | OPGB Integral para orquestra de guitarras e bandolins”.
Com a formação “Solistas da OPGB” já deu dezenas de concertos por todo o país incluindo um concerto no 7º Festival Internacional de Guitarra de Guimarães.
Em formação de duo de guitarra e bandolim fez diversos concertos no Porto, Paredes e Foz Coa.
Como solista participou no concerto “Natalis Bracarae” juntamente com Ricardo Cerqueira na interpretação da obra “Suite Indiana” de Jorge Cardoso com acompanhamento da OPGB.
Em 2016 participou na EGMYO 2016 (European Guitar and Mandolin Youth Orquestra) onde se destacam os dois concertos em Echternach (Luxemburgo) e Otzenhausen (Alemanha).
Como professor leciona atualmente no Conservatório de Música do Marco de Canavezes – Artâmega.

Tiago Cassola Estudou nos Conservatórios de Aveiro e Lisboa, diplomando-se pelo Conservatório Superior de Música de Salamanca sob a orientação de Hugo Geller e mais tarde obteve o grau de mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro.
Com Eduardo Baltar forma o Baltar Cassola Guitar Duo, com cerca de uma centena de concertos em Portugal, Espanha, França e Itália.
Foi solista com a OPGB e com a Orquestra de Cordas do Conservatório Nacional.
É regularmente convidado como membro de júri em Festivais Internacionais de Guitarra em Portugal (Amarante, Guimarães, Cidade de Gaia).
Docente no Conservatório de Música do Porto das classes de guitarra e dos Ensembles de Guitarra desde 2010.
É membro efetivo da OPGB desde 2017.

Carlos Fernandes Em 2000, iniciou os estudos em guitarra clássica com o Professor Jorge Casimiro Silva na Escola de Música de Lavra, tendo realizado exame de 5º Grau no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian em Aveiro.
Desde 2011, é membro associado da Associação Cultural de Plectro e membro integrante da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, tendo já atuado em diversas salas de espetáculo internacionais e nacionais, salientando-se a atuação na Casa da Música.
Realizou o I e II Estágio Internacional da Associação Cultural de Plectro sob a orientação do Maestro Juan Carlos Muñoz, em 2011 e 2012 na cidade da Maia.
Fez parte da comitiva organizacional da 2ª à 5ª edição do Festival Internacional de Música de Plectro que se realizou na Maia e em Gondomar.

João Varão Músico licenciado em guitarra clássica. Iniciou os estudos de guitarra clássica, em 2008, na EPME – Escola Profissional de Música de Espinho. Já estudou com diversos guitarristas de renome nacional e internacional: Hugo Geller, Gabriel Guillen,Dimitri van Halderen, Gaelle Solal, Ricardo Iván Barceló Abeijón, Rui Gama, Augusto Pacheco…
Neste momento é professor de guitarra na Academia da Música da Maia.

António Vale Nascido em 1985 e natural de Penafiel, iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Paredes, estudando guitarra sob orientação do Professor Ricardo Abreu. Ingressou em 2004 no curso Professores do Ensino Básico – Variante Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto, concluindo a licenciatura no ano de 2009. Conclui em 2013 o 8º grau de guitarra na Escola de Música Óscar da Silva, em Matosinhos, onde estudou guitarra com o Professor Paulo Ramos. Durante este período, participou em cursos de interpretação com Margarita Escarpa, Pedro Rodrigues e Artur Caldeira.
Em 2013 ingressa na Licenciatura em Instrumento – Variante Guitarra na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) na classe do Professor Artur Caldeira, terminando a licenciatura em 2017. Leciona, atualmente, Guitarra Clássica na Academia Fernando Matos nas Caldas das Taipas e na Academia Artística do Colégio Casa Mãe em Paredes.
É, desde Dezembro de 2017, membro efetivo da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.
Contrabaixo

João Francisco dos Santos Estudou Contrabaixo na Escola de Jazz do Porto, Guitarra Clássica e Contrabaixo no Conservatório Regional de Gaia. Também em Contrabaixo, no Conservatório de Música do Porto, frequentou a classe de Jean-Marc Faucher.
Participação na OPGB desde 2010.